domingo, 1 de março de 2015

Vinho Mágico, Joanne Harris


Esta história é-nos contada por uma garrafa de Fleurie 1962, um vinho vivo e tagarela, alegre e um pouco impertinente, com um acentuado sabor a amoras.

Este é um livro que li já faz algum tempo. Não é um livro que me tenha marcado ou que me tenha ensinado algo que já não soubesse. Gostei, mas nada de mais. Apenas me lembrei de o postar porque tive que fazer uma apresentação para português e lembrei-me também de vos escrever.

O livro é-nos contado por uma garrafa de vinho que nos fala de Jay. Jay foi em tempos um escritor de sucesso, quando escreveu um livro chamado Um Verão com JackApple Joe mas depois, apenas escrevia livro de ficção cientifica de segunda categoria. Completamente perdido na vida, Jay consola-se com o vinho. Até que, certo dia, decide pôr fim ao seu sofrimento e compra uma propriedade numa aldeia remota de França, Lansquenet. Aí Jay procura reconstruir os seu Verões com Joe, que lhe surge em alucinações.

É um bom livro, lê-se bem, e os capítulos são pequenos... e, como diz o tal Fleurie 1962, ensina-nos um pouco sobre a Alquimia do Leigo. Já agora, para quem não sabe, este livro é da mesma autora do livro Chocolate que deu origem ao filme.
Beijos,
Margarida