sábado, 9 de maio de 2015

Deixa as Palavras Voarem | Religião

Coexist
Religião.
Assunto polémico...
Há quem por ele morra, há quem por ele lute, há quem por ele fuja, há quem por ele se esconda, há quem por ele tema, há quem por ele dê a cara, há quem por ele mate...
E tudo assenta numa crença. Ou melhor, nas crenças de cada um.
Desde o início dos tempos que o ser humano teve a necessidade de criar um Deus, um culto, uma crença numa força superior ao próprio homem. Um arquétipo de perfeição.
Mas... com tantas religiões, Deuses, Deusas, cultos, tradições, haverá mesmo uma força superior ao homem? Não será Deus apenas mais uma invenção do ser humano?
Uma forma de tentar justificar os seus atos, de procurar força, de achar consolo.
Afinal as pessoas procuram que Deus (seja Ele quem for) os perdoe, ou procuram conseguir perdoar-se a si mesmas.
E para que é que Deus existe afinal? Para impedir que o ser humano perca o controlo da sua grandiosidade e se contenha com receio dos castigos de Deus? Serve para que o Homem tema uma força superior? Para que as famílias encontrem consolo na perda? Para alcançarmos a paz interior?
Eu não sei. Espero um dia conseguir entender. Conseguir descobrir. Conseguir-me sentir bem comigo mesma com ou sem a crença em Deus... E desejo o mesmo a toda a gente, quer acreditem no destino, no universo, em Deus, em Alá, no Buda... ou simplesmente em si mesmo e no seu poder de mudar o mundo.
Margarida

2 comentários:

Adelisa M. disse...

Gostei muito do teu texto. Obrigada pela participação

Adelisa M. disse...

R: Sim, sem mexer-te. Tenho sensação de dor e comichão