terça-feira, 9 de junho de 2015

BeforeSunrise & Before Sunset & Before Midnight

  

Hoje decidi apresentar-vos três filmes (podemos chamar-lhes trilogia? Nunca entendi bem isso)  já antigos mas que me apaixonaram (dois deles) desde a primeira vez que os vi.

O primeiro filme conta-nos como Jesse, um jovem norte americano, e Celine, uma jovem francesa, se conhecem por acaso num comboio, e começam a conversar. Na manhã seguinte Jesse terá de apanhar um avião para regressar aos Estados Unidos e Celine regressará para Paris. É então que Jesse a convida a desembarcar em Viena e a passar a noite a passear pela cidade com ele. Celine aceita e à medida que vão passeando e se conversando, nasce uma paixão crescente. Mas há um facto incontornável: na manhã seguinte Jesse regressará aos Estados Unidos e Celine a Paris, restando-lhes aproveitar ao máximo o pouco tempo que lhes resta, e a promessa de um reencontro dentro de 6 meses.

O segundo filme retrata o seu reencontro passados 9 anos. Jesse escreveu um livro (sobre a noite passada com Celine) e está em Paris numa conferencia de divulgação numa livraria. Sabendo da conferencia que Jesse iria dar, Celine aparece de surpresa e acabam por ir dar uma volta pela cidade. Mas novamente Jesse tem que apanhar o avião dentro de poucas horas. Celine trabalha atualmente numa organização de proteção do meio-ambiente, e ambos conversam sobre a sua vida ao longo dos últimos anos. Jesse casou-se e tem um filho, e Celine mantém uma relação com um fotógrafo de guerra que está ausente a maior parte do tempo pois ela não consegue manter uma relação a tempo inteiro. O passeio e a conversa levam-nos a casa de Celine onde falam sobre aquela que foi a melhor noite das suas vidas... e Jesse perde o avião.

O terceiro filme mostra-nos a sua vida 10 anos depois do seu reencontro. Estão na Grécia no fim do Verão. Jesse acabou de enviar o seu filho (do primeiro casamento) de volta para os EUA após passar as férias com o pai. Celine e Jesse têm duas filhas, gémeas, de 9 anos. Celine vê-se na indecisão de aceitar um novo emprego ou mudar-se com Jesse para Chicago para junto do filho. E ambos acabam a discutir sobre o assunto...

Na minha opinião os filmes vão perdendo qualidade. O primeiro é fantástico, adorei e levou-me a ver os outros. O segundo, na minha opinião já não foi tão bom, e bem, o terceiro foi uma seca! Juro-vos tive vontade de desligar a meio... mas como sou uma gaja curiosa lá aguentei até ao fim.
Ambos os filmes não são nada mais nada menos do que o diálogo que os protagonistas vão tendo ao longo do dia/noite. O primeiro é bastante interessante porque vemos a paixão crescer, e as promessas, a maneira como os jovens vêm a vida, e a simplicidade e sinceridade dos sentimentos. No segundo, o seu diálogo já é filmado de seguida, ou seja, enquanto que no primeiro há cortes em que a conversa mudou, no segundo é contínuo, e há certos momentos em que se torna aborrecido, mas há sempre aquela curiosidade de ver como as suas vidas evoluíram, aquilo que eles pensam em relação ao que se passou 9 anos antes... tem uma certa piada. Mas o terceiro filme... bem, estragou toda a imagem que eu tinha dos outros dois. Só para terem noção o filme tem 100 minutos (mais ou menos), 80 minutos são eles a discutir num quarto de hotel sobre a sua relação amorosa. Dispensava tê-lo visto... Mas pronto.
Margarida

4 comentários:

Miss Xaphania disse...

Oh finalmente consegui encontrar este filme, refiro - me ao primeiro cheguei a ver uma vez na tv e adorei mas como o filme ja ia a meio nunca soube o nome.
Oh fico triste por os outros dois nao serem grande coisa, pelo que disseste o terceiro pareceu - me sem nexo. Mesmo assim irei rever o 1º e vou dar a oportunidade de ver os outros dois só porque sim.
Beijinhos!

Andreia Morais disse...

Não conhecia :/ o grande desafio de se fazerem livros e filmes com sequências é mesmo esse: não perderem qualidade. E é uma pena quando isso acontece.

r: Muito obrigada!

Pois, compreendo. E não há volta a dar na decisão da tua mãe?

Inês disse...

Tenho a mesma opinião em relação ao 3o. Acho que foi completamente escusado e tirou todo o brilho que os outros dois foram deixando. Fiquei mesmo desapontada! Mas o primeiro deixa-nos a pensar se realmente nos poderia acontecer tal romance. Tão natural e espontâneo. :)

Unknown disse...

Adorooo estes filmes, vi-os recentemente e achei fantástico principalmente o primeiro porque abordam os temas de uma maneira linda e romântica :)