terça-feira, 12 de maio de 2015

Carta para Alguém que gostava que me perdoasse


Avó,
Nunca me o disse, mas eu senti-o. Senti que de há uns tempos para cá não me fala da mesma maneira, não me olha da mesma maneira... não age comigo da mesma maneira.
Depois de algumas conversas que tivemos, ou melhor, que a avó teve comigo, senti que estava triste, desapontada, desiludida... talvez porque sempre fui "a sua menina" apesar dos outros 8 netos, talvez porque sempre fui "a netinha perfeita", o exemplo, a que tirava grandes notas, a que se matava a estudar, a que adorava ir aí para casa, a que não dava respostas tortas, a que se vestia clássico, a que não faltava às aulas, a que de bom grado fazia o que lhe pediam... mas bem, as coisas mudam... e avida prega-nos partidas, e nós mudamos, a vida muda-nos.
Sei que não entende, nem nunca irá entender... sei que para si sou apenas uma miúda de 15 anos que nem sabe o que é a vida. Mas será que não sei mesmo?!? Talvez saiba mais do que imagina, e menos do que penso... mas talvez saiba.
Nunca lhe disse... nunca desabafei consigo... mas acho que nunca o fiz com ninguém, ou pelo menos com ninguém da família. Não com a mãe, não com o pai, não com a avó, com as tias, tios ou primos... e com os amigos também não. Nunca fui de me queixar, de falar da minha vida. Sempre fui mais do tipo "não é nada, isto vai passar", mas sabe, não passou, e ao fim de uns anos assim, eu não aguentei mais.
Não aguentei mais e aconteceu o que aconteceu. Deixei de me preocupar com as notas, deixei de estudar, deixei de querer ir à escola, comecei a faltar às aulas, a querer sair com as minhas amigas nas férias, a vestir-me como eu queria, a pintar as unhas das cores que eu queria, a dizer o que eu pensava, a não obedecer ao que me diziam só por serem "adultos"... comecei a ser eu e não me preocupar com o velho conceito de mim que tinham.
Libertei-me, e sabe que mais? Nunca me senti tão bem... nunca me senti tão livre. E peço-lhe desculpa, mas nem culpada me consigo sentir... espero que um dia me entenda, espero que um dia me perdoe.
Margarida

2 comentários:

Unknown disse...

Wow descobri-te por um comentário, e devo dizer adorei o blog é daqueles que fala verdade rasgada sem medo de falar. Segui.
Não tenhas medo da tua voz.
umajanelaparalua.blogspot.pt

emma disse...

As pessoas mudam e por vezes, isso é uma beca complicado para aqueles que nos amam. Eu também vejo que estou diferente, mas tento continuar a ser igual à antiga Emma, pelo menos ao pé da minha avó. Sei que isto é errado, mas que posso eu fazer?
Estive a ouvir a música que deu origem ao nome do teu blogue, é apenas completamente fantástica!