sexta-feira, 13 de março de 2015

Imaginando | Cartas de Beatriz, Maria Teresa Maia Gonzalez



Andei a ler o livro "Cartas de Beatriz" de Maria Teresa Maia Gonzalez e a minha criatividade fervilhou durante uma aula de Matemática aqui já há uns tempos, pelo que não tive outra opção senão escrever. Sei que já coloquei isto no meu antigo Blog mas como há muita gente nova neste...
Eu sei que no livro ela se reconcilia com o pai (ou pelo menos parece) mas pronto... espero que gostem.

"Lembro-me como se fosse hoje, mas já lá vão 15 anos.
Tenho agora 27 anos e muitas cicatrizes. Tentei esquecer aquele dia. Tentei esquecer-me de ti mas deixaste demasiadas marcas, e por muito que tente, por muito que queira, essas marcas nunca hão de passar. Partiste-me o coração. Tentei colá-lo, mas voltaste a desfazê-lo quando me disseste que ias casar, e quando soube que ias ser pai não resisti. No lugar do coração tenho apenas um monte de poeira.
Já esqueci o que é dormir uma noite sem pesadelos, acordar sem olheiras, não sentir sono, o cansaço.
Há 15 anos que vivo cansada.
Por vezes penso se ainda te lembras de mim. Se sabes que tens uma filha. Gostava de dizer que tenho saudades de ti, mas estaria a mentir, porque na realidade apenas sinto falta de um pai, algo que nunca foste.
Há uns anos, numa aula de filosofia, a professora perguntou se seria possível sentir saudades de algo que nunca tivemos. Nada disse apesar de toda a turma responder que isso não tinha sentido. Para mim fazia. Saudade, segundo o dicionário, é sentir falta de algo, e eu sempre senti falta de um pai, algo que nunca tive realmente.
Há uns anos tentei contactar-te, lembras-te? Na altura do casamento, quando estive internada no Hospital e nem me foste ver. Quando a Zita e as suas macacas amestradas me fizeram passar pelo inferno. Quando mais precisei de ti.
Fiz alguns telefonemas, mas nunca estavas disponível. Tentei mandar-te as minhas cartas, mas vieram devolvidas...
Esta, penso que terá o mesmo futuro das outras, o fundo da gaveta da minha secretária.
*
Beatriz"



Para quem não leu o livro... este conta a história de Beatriz, uma rapariga que após o divórcio e afastamento do pai, decide escrever-lhe cartas. Nunca as chega a enviar. Beatriz conta-lhe sobre tudo, em especial o que a atormenta. Beatriz é uma rapariga de 14 anos bastante inteligente, e que devido aos bons resultados que consegue nos estudos é gozada por três raparigas. Como ela lhes chama "Zita e as suas macacas amestradas" fazem de tudo para tornar a vida de Beatriz um tormento. Roubam-lhe o telemóvel (três vezes), a agenda, que mais tarde divulgaram pela escola, entre outras coisas... até que um dia passam completamente dos limites e Beatriz vai parar ao hospital...
Beijos,
Margarida

Sem comentários: