sábado, 20 de junho de 2015

Deixa as Palavras Voarem | Cartas


Cartas... no passado tão comuns, hoje tão raras... já não se escrevem cartas de amor, já não se recebem cartas dos amigos. Hoje já não se compram selos, não se fecham envelopes... hoje as únicas cartas que se recebem são cartas com contas para pagar, e outras com um propósito não muito diferente.
Já não se fazem coleções de selos nem se arquivam dossiers com as cartas recebidas (como vejo que a minha mãe tem).
Hoje há tantas outras maneiras de comunicar tão mais rápidas e práticas... que se perdeu o gosto pela escrita. Não aquela escrita que toda a gente escreve no facebook, e-mail, twitter... cheia de abreviaturas e erros, o mais sintetizado possível, com as palavras mais curtas e simples possíveis. Perdeu-se o gosto de simplesmente escrever algo com a alma... sentir o que se escreve, escrever o que se sente. E é por isso que faço questão de de vez em quando escrever cartas, escrevo com gosto, escrevo porque quero, escrevo o que sinto e sinto o que escrevo.
As cartas dão-nos a oportunidade de escrever com a alma. Dá à outra pessoa a oportunidade de ler e reler, de guardar e lembrar. Sentir o cheiro, a textura. Amarrotar, rasgar, queimar. Mas dá também a oportunidade de dobrar e guardar dentro daquela caixinha de coisas especiais. Acarta dá-nos a oportunidade de pensar e escrever o que sentimos, e esperar que quem a leia entenda o que sentimos, e compreendam e responda, ou não.
Margarida

5 comentários:

Unknown disse...

adorei o texto!
eu tenho conhecido meninas que me seguem e que têm outros blogs através de um projeto chamado penpal, no qual trocamos cartas e tem sido super giro :)

www.pinkie-love-forever.blogspot.com

Cor de Salmão disse...

É pena ter-se perdido o gosto pela escrita!

Andreia Morais disse...

Adoro a sensação de escrever à mão e ficar com um suporte fisico das minhas palavras, por as ter sempre ali e as poder mudar se preferir. Não escrevo muitas cartas, mas têm algo de especial, isso é verdade.

r: Se algumas pessoas soubessem o quanto abraçar sabe bem passavam mais tempo a fazê-lo!

Correu, obrigada :))

Adelisa M. disse...

Gostei muito e fazes muito bem em escrever as tuas cartas. Podes escrever dois textos relativamente a este tema. Obrigada pela participação :)

Anónimo disse...

Gostei bastante do texto. Tens razão. Mas se queres escrever uma carta, escreve e manda-me uma.

http://addie-s-world.blogspot.pt/