domingo, 21 de junho de 2015

Deixa as Palavras Voarem | Cartas


Sei que já fiz uma participação esta semana, mas isto é algo que não poderia deixar de escrever, independentemente deste projeto, mas pareceu-me o momento apropriado... escrevo aqui uma carta para a Margarida de 2030... esta foi uma carta que escrevi no dia em que fiz 15 anos, para abrir 15 anos mais tarde. Espero que gostem.

Margarida 2030,
Escrevo-te hoje, naquele que foi um dos melhores dias da minha vida. Nunca pensei que fazer 15 anos fosse algo tão especial assim... mas foi, e prometi a mim mesma que de hoje em diante as coisas seriam diferentes. Sem choros, sem desistências, sem fraquezas. Aproveitar cada momento o melhor possível, rir sempre que possível, e viver com um sorriso na cara. Prometi a mim mesma, e a ti quenão perderia mais o meu tempo a fingir algo que não sou, a lidar com pessoas de quem não gosto, que não gostam de mim.
Mas e porque te escrevo? Bem, achei que daqui a 15 anos seria bom lembrar um pouco daquilo que prometi há 15 anos atrás. Lembrar que as coisas nem sempre foram más, que houve bons momentos que me deram força para erguer a cabeça e me tornar na mulher que tu és, mas nunca te esqueças que foram os maus momentos que te ensinaram e obrigaram a crescer.
Lembra-te dos passeios com o Diogo, lembra-te dos verões com a Salomé, lembra-te do quanto eu adoro andar a pé, lembra-te que a melhor forma de ignorar o mundo é com os fones nos ouvidos, lembra-te que não podes ser sempre um cubo de gelo, lembra-te que há sempre tempo para aquilo que consideras realmente importante, lembra-te que a maneira mais fácil de resolver as situações é substituindo o coração por uma pedra, mas nem sempre podes optar pelo caminho fácil, lembra-te de que não faz mal chorar quando apetece, lembra-te que depois de uma tempestade há sempre um arco íris, lembra-te de manter a alma jovem, lembra-te dos teus princípios, não os percas, mas acima de tudo lembra-te de sonhar.
Sonha. Sonha todas as horas de todos os dias. Mas não tires os pés do chão. Esforça-te e alcança os teus objetivos, não és menos que ninguém, garanto-te!
Diz às pessoas que gostas delas. Não tenhas medo, nunca é demais relembrar-lhes isso. Não tenhas medo de te apaixonar, é inevitável, vai acontecer, e admite-o. Acredita, tentei evitá-lo, e ainda tento, mas não é bom, não faz bem, e magoa. Magoa mais que qualquer outra coisa. Mantém contacto com aqueles que são importantes, não importa a distância. Por vezes um simples olá tem mais valor do que imaginas. Não hesites em abraçar aqueles de quem gostas.
Não menosprezes as tuas conquistas, é graças a ti que estás onde estás, tudo o que tens é fruto do teu trabalho, não deixes que te o tirem.
Mas há uma coisa principal, uma que é trivial à existência. Nunca te esqueças do teu objetivo: ser feliz! Procura a felicidade nas coisas mais simples: num nascer do sol, numa ribeira, no canto dos pássaros às 7h da tarde, o mar revoltado de Janeiro.
Sê feliz, casada ou solteira, com as amigas ou os filhos, em Portugal ou no estrangeiro, com um emprego de sonho ou no armazém do avô. Mas sê feliz, porque sem felicidade a vida resume-se apenas a uma miserável existência, a algo sem mais nenhum propósito que não a morte.
Margarida 2015

3 comentários:

Andreia Morais disse...

Às vezes precisamos de ter bem diante dos nossos olhos palavras assim para que nunca nos esqueçamos do que vale a pena!

Adelisa M. disse...

De certeza que a Margarida de 2030 ao ler estas palavras vai sentir uma nostalgia enorme e uma força para continuar em frente.

Anónimo disse...

Cada vez gosto mais do que escreves. Tenho tanto orgulho na rapariga que te estás a tornar, Marga. Um imenso orgulho. <3